Monday, December 28, 2009

Viva o Natal...

O Natal é sem dúvida uma época especial. Uns poderão dizer que é a altura mais hipocrata do ano porque as pessoas fingem ser amigas e enviam sms às dezenas, outros poderão dizer que é a fúria do consumismo e do gasto estúpido de dinheiro, outros continuarão a ligar o natal à religião e ao nascimento do menino Jesus.
Eu já vivi o natal a acreditar que o Pai Natal existia até descobrir que era mentira, já tive anos em que vivi esta época feliz apenas por estar de férias da escola, agora a coisa tem outro significado porque finalmente sou Pai.
Apesar de o meu filho ter estado a dormir nos vários natais que tive (familias grandes é assim e a criança ainda só tem 5 meses) dei por mim a ver esta altura do ano com outros olhos, a perceber que as crianças (tenho muitos alunos e sei do que estou a falar) vivem este periodo do ano como se fosse algo mágico e acho que tenho o dever e o porque não o prazer de ajudar a alimentar essa magia.
Desde que sou professor, fiquei a saber o sao os Bakugans (não servem para nada mas os múdos adoram), o relógio do Ben (esse enorme tijolo que os rapazes carregam nos pulsos), que existe uma Carlota cambalhota e uma Cátia beijinhos, que existem Pollys, Little Pet Shops e que o Mauzão e o Semáforo louco são muito divertidos. Conforme os alunos vão ficando mais velhos, as prendas que pedem são mais básicas e caras, todos querem PSPs, Nintendos, Gameboys e PS3 com jogos e mais jogos caros como tudo.

Este ano passei um dos melhores natais da minha vida, pela primeira vez em muitos anos tive um enorme prazer em montar a árvore de natal, tive vontade e mais paciência para fazer compras para as pessoas da familia, senti e partilhei emoções muito bonitas em todas as casas por onde estive e só tive pena de não ter o meu Pai comigo, mas tenho a certeza que onde quer que ele esteja partilhou comigo esta magia e também gostou do que viu.

Natal é quando um homem quer concordo, por isso acho que todos os dias devemos dar um pouco mais de nós, não custa muito e continuo a dizer que o maior Património que nós temos é a Família e por isso o Natal é importante porque nos juntamos e finalmente estamos juntos. Tenho muita curiosidade em viver o próximo natal, nessa altura terei o meu filho quase de certeza acordado e ele poderá desfrutar desta magia.

Portudo isto Viva o Natal...

1 comment:

David said...

esse penúltimo parágrafo até me fez vir uma lagrimazita ao olho...